29/11/2020

Teletrabalho


Em junho passado terminei a minha licenciatura durante uma pandemia, o que, por si só, foi estranho. Soube a pouco e não foi nada do que tinha imaginado quando três anos antes estava prestes a entrar na faculdade. Não houve bênção, baile, graduation ceremony, nada. Soube a pouco e fez com que sentisse que este fim era um pouco irreal (ainda me sinto assim).

Com o final da licenciatura, veio a procura de estágios e em Agosto consegui o meu primeiro emprego. Se terminar a licenciatura em casa tinha sido longe do que alguma vez tinha imaginado, começar a minha "vida profissional" em teletrabalho foi ainda mais estranho. Contudo, neste caso deu-me também uma oportunidade de reavaliar prioridades e também ver os pontos positivos desta nova realidade.

Por exemplo, nunca tive imensa vontade de tirar a carta de condução. Nunca tive muito interesse por carros e não senti imensa necessidade de trocar os transportes por carro (até porque conduzir e estacionar no centro de Lisboa sempre me pareceu complicado). Adiei até não poder mais e claro que, quando começamos a trabalhar, começa a tornar-se mais essencial. A verdade é que se não fosse a pandemia não teria tido oportunidade de colocar as coisas em perspetiva e, mais que isso, ter tempo para o fazer.

Not even gonna lie que outra coisa que adorei foi a roupa confortável com que posso estar em casa. No entanto, isto por vezes pode ser o meu inimigo ao mesmo tempo.  Com isto quero dizer que gostei de poder adiar o ter de vestir roupa mais formal (calças, blazer, sapatos de salto ou mocassins), mas confesso que tenho saudades de me arranjar como ia para a faculdade, por exemplo. Isto porque não sou o tipo de pessoa que consegue vestir-se todos os dias como se fosse sair de casa.

Associada a esta questão da roupa, para mim está a produtividade, que era o inimigo que mencionei há pouco. Nunca fui pessoa de estudar em casa. Gostava de me arranjar e estar num local onde outras pessoas estivessem também a estudar de modo a conseguir concentrar-me e ser produtiva. E por isso, continuo a achar que não iria distrair-me tanto e que iria ser mais produtiva no que faço se tivesse no escritório e não em teletrabalho. Por outro lado, sinto que o último semestre da faculdade ter sido online ajudou-me a ambientar um pouco a esta realidade e a perceber mais cedo o que funcionava e não funcionava para mim.

No final do dia, acho que não é tudo mau e que temos de enfrentar o teleltrabalho ou outra versão deste como uma maneira de nos reinventarmos. Sim, pode não ser a situação ideal, mas neste momento, em muitos casos, é a única disponível. Por que não aproveitarmos para explorar alguns hobbies já que ganhamos o tempo perdido em transportes ou trânsito? Não, não me tornei a rainha da produtividade em quarentena, mas acho que devemos fazer os possíveis para conservar a nossa saúde mental e, para mim, isso passa por olhar para o copo meio cheio e acho importante cada pessoa avaliar o que a faz sentir bem nesse sentido.

Como foi a vossa adaptação a aulas online ou teletrabalho? Tiveram alguma dificuldade ou foi um sonho tornado realidade?

3 comentários:

  1. Oi bom dia. Tudo bem? Sou brasileiro, carioca e quero apresentar o meu Blogger de Viagens e turismo. Novos amigos são bem vindos, não importa a distância. Gostaria de lhe convidar a seguir o meu Blogger.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/2020/11/museu-casa-do-pontal-vii-rio-de-janeiro.html?m=1

    ResponderEliminar
  2. Sou uma pessoa de pessoas, de convívios e afins. Passar a ter aulas em casa foi uma tortura, além disso, a meu ver nunca saímos tão preparados como se tivéssemos aulas, principalmente sendo o meu curso e mestrado tão práticos :/
    Mas pronto, teve de ser e lá nos temos de adaptar :)

    ResponderEliminar
  3. Acredito que lidar com a experiência do teletrabalho num contexto pós-licenciatura possa ser um pouco estranho! No meu caso, tem sido um sonho. Ao contrário de ti, sempre estudei e trabalhei muito em casa, portanto, sinto-me no meu elemento e sou muito mais produtiva! Os escritórios são a 10 minutos de casa, portanto, não me posso queixar da questão das deslocações mas já tive empregos onde levava 3h de ida e volta para casa (péssimo).

    ResponderEliminar