19/02/2018

SÉRIES | La Casa De Papel


Após muito ouvir falar desta obra prima representada em espanhol, rendi-me e fui espreitar o primeiro episódio no domingo à noite. Hoje é segunda e já vou no 7, o que, por si só, acho que diz muito. Sou o tipo de pessoa que diz "séries e filmes só em inglês e português salvas raríssimas exceções", facto que me levou a ficar imenso tempo sem começar La Casa de Papel, contudo - e nunca pensei dizer isto - até estou a começar a ficar com uma ligeira vontade de aprender a língua do nosso país vizinho.

Para quem nunca ouviu falar desta produção da Netflix - com 15 episódios e já a caminho de uma segunda temporada -, La Casa de Papel remete para um assalto brilhante e aparentemente infalível à casa da moeda espanhola. Os assaltantes não se conheciam previamente e é-lhes indicado que não usem os seus nomes, não sejam feitas perguntas sobre a vida pessoal e que não haja relações entre participantes. Tudo medidas que tornam o plano praticamente infalível teoricamente (não estivéssemos nós perante humanos).
Foram juntados pelo Professor - como lhe chamam - e durante 5 meses irão estudar e ensaiar o assalto ao mais ínfimo pormenor, com planos B e C e antecipando as manobras da polícia espanhola. Durante o desenrolar da trama é possível ver a psicologia a funcionar com a força policial a agir como tinham pensado, contudo, como seres humanos e por vezes não muito racionais que são, por mais cenários que antecipassem, nunca tudo poderia correr como queriam. Terão de lidar com as adversidades que vão aparecendo e com a pressão a que estão inevitavelmente submetidos.

Gosto de séries que demonstram a beleza do pensamento o humano, a genialidade - que pode tanto ser usada para o bem como para o mal -, que sejam quase épicas, e La Casa De Papel dá-nos isso e muito mais.
Agora parte de mim só quer que a segunda temporada chegue o mais depressa possível ao mesmo tempo que o meu eu racional me diz "Inês, começaste o segundo semestre na quinta, não te metas por caminhos apertados". Não é preciso dizer qual o lado que ganha pois não?

Já conheciam a série? Vêem?

5 comentários:

  1. conheço esta série porque TODA A GENTE me fala nela e me diz o quão boa é! quando estiver mais livre do trabalho vou começar a vê-la sem dúvida! x

    Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  2. Está na minha lista de séries em espera! Já me falaram muito bem dela, e assim que acabar de ver a série que estou a ver agora, vou começar a ver essa. :)
    Beijinhos
    Saturn's Mermaid

    ResponderEliminar
  3. Já tinha ouvido falar mas ainda não experimentei ver, e tu despertaste-me ainda mais o interesse :) tenho de ver!

    ResponderEliminar
  4. Já a tenho em lista de espera. Assim que acabe algumas das que estou a ver vou para essa imediatamente :p

    ResponderEliminar
  5. Realmente tenho ouvido pelas redes sociais as pessoas a falarem desta série e agora fiquei bastante curiosa!!

    ResponderEliminar