28/02/2016

Filmes | Amy


Amy Winehouse foi uma cantora de jazz que morreu de overdose aos 27 anos. Mas quem foi a Amy? Como é que ascendeu à fama? Como é que acabou da maneira que acabou? Para alguém que, como eu, tudo o que conhecia dela era uma mão cheia de músicas e que tinha problemas com álcool e drogas, este documentário fez-me passar a vê-la de maneira diferente, e ainda bem.

Com um pai ausente, que mais tarde se divorciou da mãe, Amy sentiu a necessidade de se rebeliar com apenas 9 anos, levando um estilo de vida não muito comum para a idade. Aos 15 anos já tomava anti-depressivos mas começava também a revelar o seu talento como cantora jazz. Com a ajuda dos amigos, que viam nela o potencial, começou a assinar contractos com editoras discográficas aos 19 anos.

Entretanto conheceu Blake, que mais tarde se tornou no seu primeiro e único marido. Foi com ele que Amy experimentou pela primeira vez drogas pesadas (cocaína, heroína e crack) e como devem imaginar só se foi tornando pior a partir daí.

Esta altura foi mais ou menos a altura em que deu o seu grande pulo na fama e começou a ser constantemente perseguida por paparazzis. Acredito que Amy não tinha a noção da dimensão do seu talento e portanto ficar famosa era algo que considerava irreal, contudo as pessoas à sua volta sabiam que seria uma questão de tempo.

Talvez por não saber que se tornaria famosa e isso ter acontecido de repente, não tenha sabido como lidar com a pressão que isso trazia, agravando assim os seus problemas com drogas, álcool e a bulimia (com que vivia desde a adolescência). Com o tempo estes factores começaram a afectar também o seu coração e contribuíram para o seu destino final.

Através do filme Amy pareceu-me ser uma boa pessoa que valorizava muito os amigos e era um génio do jazz, que infelizmente não brilhou durante muito tempo devido aos problemas que tinha na sua vida pessoal e à sua fragilidade emocional, acentuada pelos mesmos.

Já viram o filme?

6 comentários:

  1. Por acaso ainda não vi o filme,mas tenho uma certa curiosidade para saber mais sobre a pessoa que era, porque tal como a maioria só conhecia meia dúzia de músicas e conhecia pelo simples facto de ela ir para concertos embriaga e drogada.Parece-me ser um filme bastante nu e cru, e poderemos ver imagens que nem estávamos à espera para tal.

    R: É ridículo mesmo, quando me seguem na esperança que eu possa seguir e depois passadas horas deixam de o fazer simplesmente bloqueio, o meu perfil é aberto para as pessoas verem portanto não há necessidade de me seguirem se não gostam.:)

    ResponderEliminar
  2. Sim já vi o filme há uns tempos e gostei muito. É bastante forte.

    ResponderEliminar
  3. Nao vi ainda o filme mas ja ouvi muito bem sobre ele. E parece que tu também gostaste! Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Nunca fui fã da Amy, mas reconheço que era uma excelente artista. O filme venceu um Óscar na noite passada, por isso já tem carimbo de qualidade :)

    ResponderEliminar
  5. Ainda não vi o filme, mas o meu namorado viu e adorou... acho que depois de ver o filme ainda ficou a gostar mais dela!

    Beijinhos,
    http://thelostlouboutin.blogspot.pt/

    ResponderEliminar